Suporte e Manutenção

Porque recomendamos que tenha sempre ativo o contrato de suporte e manutenção de sua licença do GLOBAL MAPPER, do Módulo LiDAR, etc...?

 

O contrato de suporte e manutenção de sua licença é a grantia de perenidade e atualização da mesma. A ausência de contrato de suporte e manutenção pode gerar perda da licença na occorrência de fatos que afetem seu equipamento, que está num ambiente sobre o qual somente o usuário tem pleno controle e responsabilidade.  A BLUE MARBLE GEOGRAPHICS  oferece a opção  e garantia estendida pelo contrato de suporte e manutenção, a sua escolha é que faz a diferença!

 

Esta pagina visa informar as condições contratuais de suporte e manutenção oferecidas pela BLUE MARBLE GEOGRAPHICS para as licenças do GLOBAL MAPPER, Módulo LIDAR e Geographic Calculator.  Convêm ao cliente comprador e ao cliente usuário consultar estas informações para saber como proceder para aproveitar todas as garantias e as condições técnicas e comerciais  fornecidas na oportunidade da compra de sua licença e eventuais limitações.  Ao adquirir a licença de uso do aplicativo, o Cliente Comprador e o Cliente Usuário aderem integramente as condições de licenciamento ditadas pela BLUE MARBLE GEOGRAPHICS.

 

a Empresa "Leonardo Aguiar Martin" é, desde maio de 2015, DISTRIBUIDORA EXCLUSIVA da BLUE MARBLE GEOGRAPHICS no Brasil. Acesse no link  a declaração de exclusividade atualizada emitida pela ABES em favor da empresa Leonardo Aguiar Martin. Porém, não temos autoridade para alterar unilateralmente  as condições de licenciamento e as garantias ou limitações de garantias oferecidas pela BLUE MARBLE GEOGRAPHICS.

A Licença de uso dos aplicativos é estabelecida entre o usuário e a BLUE MARBLE GEOGRAPHICS e não com a empresa Leonardo Aguiar MARTIN ME que atua como Distribuidora das licenças somente.

Os termos originais  de licenciamento dos aplicativos da BLUE MARBLE GEOGRAPHICS estão disponiveis em https://www.bluemarblegeo.com/support/licensing-policy.php  As versões em português e en español estão nas circulares a seguir, traduzidas para facilitar o seu entendimento.

O texto desta página não substitui aos termos  originais de licenciamento da BLUE MARBLE GEOGRAPHICS, visam somente esclarescer como isso se traduz no dia a dia do usuário.

A denominação "aplicativos" usada no texto desta seção se refere as licenças do GLOBAL MAPPER, do Módulo LiDAR, do Geographic Calculator e do GLOBAL MAPPER MOBILE.

 

Como acontece na prática ?

Ao adquirir a sua licença o cliente recebe um ano de suporte e manutenção, que  garante:

  • acesso a todas as atualizações do aplicativo publicadas no período
  • suporte por e-mail, telefone e outros canais  para baixar o arquivo de setup, proceder a instalação e ativação da licença
  • orientação no caso de remoção de licença para troca de equipamento conforme circular em Orientação para Remoção de Licença do Global Mapper em Português
  • substituição da licença em caso de falha de hardware, troca intempestiva do machine ID devida a rede WIFI ou periféricos
  • orientação no uso das funcionalidades do aplicativo.

O suporte vence na data de aniversário da primeira compra e caso o cliente atrase na renovação do contrato de suporte e manutenção, efetivando-a somente depois desta data, o periodo de suporte e manutenção respeitará a data de aniversário da compra da licença inicial, ou seja não correrá por 12 meses a partir da data de contratação mais sim por 12 meses a partir da vigência do último contrato de suporte válido. Isso se explica pelo fato de que mesmo se o usuario não contratou o suporte no fim de seu período de validade, a BLUE MARBLE GEOGRAPHICS continuou a trabalhar para manter o aplicativo atualizado e operacional e o usuário se beneficiará das atualizações desenvolvidas mesmo durante o período em que não tinha suporte válido, pois as evoluções e atualizações do aplicativo são cumulativas.

 

O suporte não é e não substitui o treinamento,  que pode ser contratado, conforme exposto em    http://www.engesat.com.br/softwares/global-mapper/treinamento/    e  http://www.engesat.com.br/softwares/global-mapper/global-mapper-ead/

No vencimento do ano inicial de suporte e manutenção, o cliente tem a liberdade de renovar ou não o contrato de suporte e manutenção nas condições comerciais vigentes, e ele suporta unilateralmente as consequências de sua escolha,  tais como limitações no suporte, nas atualizações e eventual substituição de licença perdia ou destruída.

 

Observe que:

  • Não é obrigatória a renovação do contrato anual de suporte e manutenção. As licenças são perpétuas (a não ser algumas licenças anuais do GLOBAL MAPPER Acadêmico e do Geographic Calculator Anual), mas isto não dignifica que é garantida a atualização perpétua das mesmas e nem a substituição da licença em caso de perda ou destruição da mesma froa do período de vigência do contrato de suporte e manutenção.
  • É recomendado ao usuário fazer e guardar backup ou cópia de segurança do arquivo de setup da versão adquirida e das eventuais atualizações pois a BLUE MARBLE somente disponibiliza os arquivos de setup da versão mais atualizada e a versão anterior a esta. Se a versão atual é a 22, somente os arquivos de setup das versões 22 e 21 estão disponiveis para download na página da BLUE MARBLE.
  • É fortemente recomendado a renovação anual do contrato de suporte e manutenção
  • A ausência de contrato de suporte  e manutenção, por mera liberalidade da BLUE MARBLE GEOGRAPHICS, não impede o suporte no procedimento de remoção da licença para ser reinstalado em outro equipamento.
  • Na ausência de contrato de suporte e manutenção, e ocorrendo eventos intencionais tal como a formatação do equipamento, ou não intencionais e aleatórios ou mesmo acidentais, tal como  avaria no HD ou na placa mãe do equipamento, furto ou roubo, ou outros danos  materiais ou demais circunstâncias que impeçam a execução do aplicativo ou a sua remoção para poder ser instalado em outro equipamento, a BLUE MARBLE GEOGRAPHICS não substituirá nem "resetará" a licença no sistema de gerenciamento de licenças para permitir uma nova instalação.
  • Sendo assim, o usuário assume, na escolha de não renovar o suporte e a manutenção anual de sua licença, o risco de algum evento tal como estes descritos acima ou outros impedirem o uso do aplicativo, embora tenha sido instalado e ativado corretamente. A BUE MARBLE não tem controle do ambiente no qual o aplicativo foi instalado e está sendo usado e a falta de contrato de suporte e manutenção impede que a licença seja reativada.
  • A solução em caso de perda ou destruição da licença do aplicativo por alguma circunstância é a renovação do contrato de suporte e manutenção para atualizar a licença e poder então ativá-la novamente na versão atualizada.
  • O novo período de suporte e manutenção se inicia na data de final do período de suporte e manutenção anteriormente vigente.
  • A BLUE MARBLE GEOGRAPHICS mantem um sistema de controle de licenças, de ativação e de remoção de licenças: E IMPRESCINDÍVEL e OBRIGATÓRIO que seja apresentada a PROVA  DE REMOÇÂO DE UMA LICENÇA de um equipamento quando  fora do periodo  do contrato de suporte e manutenção para que seja dado baixa e seja autorizada a reinstalação da mesma na mesma versão. Está prova que o sistema de licenças da BLUE MARBLE GEOGRAPHICS aceita e processa para liberar a licença para nova instalação é o código de remoção de licença gerado no procedimento de remoção de licença u o arquivo de licença removido.
  • Se a sua licença esta sob contrato de suporte e manutenção, e ocorrendo qualquer eventualidade intencional ou acidental que conduza a indisponibilidade do aplicativo, ela é substituída ou resetada de imediato, sem questionamento, para possibilitar uma nova instalação!
  • Em outros termos, se o computador for formatado ou de alguma forma destruído ou inutilizado fora do período de vigência do contrato de suporte e manutenção, o cliente não terá condições de proceder a remoção da licença  e apresentar prova formal e devidamente formatada com a geração  e apresentação do código da remoção  ou arquivo de licença removida do aplicativo e, sendo assim, o sistema da BLUE MARBLE GEOGRAPHICS manterá a licença como ativa e não a substituirá ou a resetará. Uma simples comunicação verbal ou escrita sem a apresentação do código de remoção ou do arquivo de remoção de licença não serve para formalizar a remoção da licença.
  • Na opção de renovar  o contrato de suporte e manutenção vencido, a BLUE MARBLE GEOGRAPHICS oferece condições comercias especiais para as licenças com 1 ou 2 anos de atraso no contrao de suporte e manutenção. Mais do que isso, o cliente deverá optar pela compra de uma licença nova pois o valor dos períodos de suporte e manutenção em atraso serão maiores do que uma licença nova. Por exemplo, se a versão atual é a V18, somente s V16 e V17 podem ser atualizadas. Demais versões mais antigas dos aplicativos não podem ser mais atualizados.
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ALERTAMOS OS SENHORES CLIENTES  PARA ORIENTAREM SEUS RESPECTIVOS DEPARTAMENTOS DE TI,  sejam próprio ou terceirizados, para que estes tenham conhecimento das condições de licenciamento dos aplicativos comprados e instalados, pois é muito comum assistirmos a graves erros e falhas por parte de profissionais de TI que formatam os equipamentos sem se preocupar em realizar o processo de remoção da licença, configurando assim a perda ou destruição de fato da licença. Nestes casos, considere cobrar ou responsabilizar seu Depto de TI pelos danos sofridos e pela reposição das licenças,  pois eles são os únicos responsáveis pela perda ou destruição das licenças.

A BLUE MARBLE GEOGRAPHICS ou a Leonardo Aguiar MARTIN ME não podem ser responsabilizados pela imperícia, falta de conhecimento ou de orientação dos profissionais  de TI que realizam operações inadequadas em total contradição com as normas de instalação, ativação e licenciamento dos aplicativos, levando a destruição ou perda da licença nos equipamentos que estão fora do período de vigencia do contrato de suporte e manutenção.  

A realização dos procedimentos de  remoção da licença permite a preservação da licença mesmo sem contrato de suporte e manutenção vigente. Portanto, é só fazer a coisa certa e o cliente não perderá a sua licença. Em caso de acidente de hardware,  e sem contrato de suporte e manutenção vigente, o cliente assume os risco e as consequências da falta de contrato de suporte e manutanção, podendo perder a sua licença, por fatores  de sua única responsabilidade e fora do controle da BLUE MARBLE GEOGRAPHICS, mais face aos quais a mesma BLUE MARBLE GEOGRAPHICS oferece uma solução,  que é o contrato anual de suporte e manutenção, uma opção sempre disponível.

 

Visite a página do Global Mapper no Brasil em www.globalmapper.com.brConsulte no email laurent.martin@engesat.com.br  ou Cel 041 99134 0990 e fixo 041 3059 4561  para receber uma proposta técnica e comercial do Global Mapper sob medida para seu caso ! Servimos clientes em toda a América Latina.

 

Instituição de ensino no Brasil ?:  A Blue Marble informa que a partir do dia 01 de novembro de 2019, estará expandindo o Programa de Licenças Acadêmicas Gratuitas para o Brasil. Este programa estava até então unicamente reservado aos estabelecimentos de ensino nos Estados Unidos e no Canadá. É dizer o grande privilégio que irá beneficiar os acadêmicos de geoprocessamento e tecnologias derivadas no nosso País. Como consequência direta, os centros acadêmicos de ensino superior  no Brasil poderão formular uma demanda e receber mediante análise e aprovação, licenças do Global Mapper, do Módulo LIDAR e do Geographic Calculator de forma totalmente gratuita.

Distribuidor Exclusivo no Brasil   BlueMarbleHorizontal_NEW

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