Global Mapper v22 |
16.09.20
O Global Mapper v22 foi publicado no dia 16 de setembro de 2020, aqui apresentamos as informações relativas a esta nova versão. Você pode desde já baixar e avaliar a nova versão na seção de na seção de download de avaliação.
Dia 30 de setembro de 2020 foi realizado um Webinar de apresentação do GLOBAL MAPPER v22 em inglês pela Blue Marble: Assista em seguida o replay deste Webinar.
—————————————————-
O Global Mapper v.22 chegou! Como nas versões anteriores, a versão 22 traz uma extensa lista de novidades e atualizações em todas as áreas do aplicativo. O que não se alterou é o preço. Por um valor acessível, a partir de R$ 3.900,00 para uma licença fixa de usuário único, o Global Mapper oferece sem dúvidas a melhor relação custo/benefício no setor de SIG. Dê uma olhada nas 5 maiores novidades que fazem parte do novo Global Mapper v.22:
1.Nova iluminação Eye Dome no visualizador 3D para ajudar a melhorar a visualização de feições vetoriais e dados LiDAR:
Não está certo dizer que nuvens de pontos aparecem achatadas no visualizador 3D, mais é verdade que é frequentemente difícil enxergar a textura e a profundidade, quando visualizado de forma obliqua, especialmente se tratando de uma vista estática. A solução para este desafio é a nova iluminação Eye Dome. Esta nova opção do visualizador 3D realça a percepção de relevo pela renderização de alguns pontos na nuvem, com o objetivo de produzir uma vista enriquecida com mais textura.
A melhor maneira de conferir o efeito desta nova ferramenta na visualização tridimensional de uma nuvem de pontos é carregar dados LiDAR e comparar o resultado com e sem a nova iluminação Eye Dome ativada.
2. Uma nova ferramenta para simplificar grades mesh ou TINs
A ferramenta de simplificação de grades mesh combina entre si as faces triangulares se elas não contribuem significativamente na modelização do cenário em estudo, simplificando e reduzindo assim o seu volume. Esta ferramenta reduz a quantidade de faces, ou vértices, na rede mesh retirando as divisas existentes e criando vértices de substituição baseadas no parâmetro escolhido. Este processo tenta sempre preservar o máximo de fidelidade na forma e nos limites da grade mesh original, ao mesmo tempo que reduz drasticamente o volume e a memória necessária para utilizar a rede mesh no projeto, dentro do Global Mapper e com as ferramentas 3D
Mesh original
Mesh simplificado
3.Uma nova ferramenta de Operações Espaciais para calcular a interseção de camadas com feições de área
A nova ferramenta de operações espaciais realiza processamento em dados vetoriais contendo feições de área para identificar a interseção de duas camadas de áreas. Combinando esta ferramenta com a seleção por localização, atributos, ou agregando mais camadas no processamento, é possível concluir uma análise detalhada onde múltiplos fatores coexistem. Por exemplo, as operações de interseção são frequentemente usadas em operações de análise, para detectar locais onde dois ou mais parâmetros de interesse coexistem.
4. Uma nova opção de menu de análise para identificar a sobreposição (qualitativa e quantitativa) entre dois ou mais dados LiDAR, raster/imagem, e camadas de terreno.
A nova ferramenta para Encontrar sobreposição entre Camadas LiDAR/Raster/Terreno pode ser acessada no menu Análise. Esta ferramenta gera um relatório mostrando a sobreposição e a porcentagem de recobrimento entre as camadas analisada e permite, opcionalmente, criar uma nova camada mostrando as áreas de sobreposição, tornando o procedimento simples de ser executado, e útil.
5. A nova ferramenta consolidada de Digitalização agrupa e fornece um acesso facilitado para todas as ferramentas de desenho e digitalização.
É um marco histórico o fato de que as robustas capacidades de edição e criação de feições vetoriais do Global Mapper tenham sido finalizando comtempladas com um menu próprio. Usuários de longa data do aplicativo testemunharam a constante expansão e reorganização do menu das ferramentas de digitalização, acessíveis pelo botão direito do mouse e terem experimentado a dificuldade de achar uma funcionalidade ou outra. Felizmente, isso já é passado.
O menu de digitalização é agora um local único para acessar todas as funcionalidades necessárias para conduzir o trabalho com feições vetoriais. Ele é organizado numa série lógica de sub-menus, e conta com uma extensa variedade de opções para criação desde simples, pontos, linhas, polígonos, até funcionalidades avançadas de edição 3D de grade mesh. Se você trabalha com dados vetoriais no Global Mapper, este novo menu vai agilizar bastante o seu trabalho.
E tem muito mais no Global Mapper!
O Global Mapper traz muito mais ferramentas de edição, renderização, e análise de dados e suporta mais de 300 formatos de dados geoespaciais, o que justifica a sua reputação de ser o SIG mais versátil e com maior interoperabilidade no mercado.
Se você ainda não é usuário do Global Mapper, abaixe uma licença de avaliação temporária de 14 dias para verificar o que você consegue realizar com o Global Mapper.
Para obter mais informações, faça contato por e-mail com laurent.martin@engesat.com.br, ou pelo Cel Whatsapp + 55 41 99134 0990.
¡Global Mapper v.22 ya está aquí! Al igual que todas las versiones anteriores, la versión 22 presenta una amplia gama de nuevas funciones actualizadas en prácticamente todas las áreas del software. Lo que no ha cambiado es el precio. Global Mapper sigue siendo sin duda el mejor valor en software GIS. Como un primer vistazo a algunas de sus nuevas capacidades más importantes, este blog destaca las cinco características nuevas principales de Global Mapper v.22:
1. Nuevos ajustes de iluminación Eye Dome en el visor 3D para ayudar a mejorar la visualización de datos vectoriales y LiDAR:
Aunque probablemente no sea exacto decir que los datos de la nube de puntos aparecen planos en el visor 3D, a veces es difícil discernir la textura o la profundidad cuando se ven de forma oblicua, especialmente cuando la vista es estática. La solución a este desafío es la nueva función Eye Dome Lighting. Esta nueva opción de visualización en el visor 3D mejora la percepción de profundidad al oscurecer la representación de algunos puntos para producir una perspectiva mejorada de la textura.
La mejor manera de ver el efecto de esta nueva herramienta al mostrar una nube de puntos en la Vista 3D es observar algunos datos LIDAR antes y después de que se haya habilitado la función Eye Dome Lighting:
2. Una nueva herramienta para simplificar mallas cargadas o TIN.
La herramienta de simplificación de malla combina las caras triangulares de las entidades de malla si no contribuyen significativamente a la forma de la escena para simplificar y reducir su tamaño. Esta herramienta reduce la cantidad de caras, o vértices, en una malla al contraer los bordes y colocar vértices de reemplazo según el método especificado. Este proceso intenta preservar la mayor cantidad posible de la forma y los límites de la malla mientras reduce significativamente los requisitos de tamaño y memoria para trabajar con la malla, o TIN, dentro de Global Mapper u otras herramientas 3D.
Malla original
Malla simplificada
3. Una nueva herramienta de operaciones espaciales para calcular la intersección de capas de la entidad de área.
La nueva herramienta de operaciones espaciales realiza procedimientos de superposición de vectores en entidades de área para encontrar la intersección de dos capas de área. Combinando esta herramienta con la selección por ubicación o atributo, o repitiéndola con varias capas, puede realizar un análisis detallado para identificar dónde coexisten múltiples entidades. Por ejemplo, las operaciones de intersección se utilizan a menudo en el análisis de idoneidad para encontrar las ubicaciones que cumplen dos o más criterios.
4. Una nueva opción de menú Análisis para encontrar la superposición (tanto porcentual como gráfica) entre dos o más capas LiDAR, ráster / imagen y / o de terreno.
Se puede acceder a la nueva herramienta Buscar superposición entre capas LiDAR / ráster / terreno desde el menú Análisis. Esta herramienta genera un informe que muestra el porcentaje de superposición entre capas. Opcionalmente, crea una nueva capa ráster que muestra áreas superpuestas, ¡un proceso sencillo pero útil!
5. Un nuevo menú digitalizador consolidado, que proporciona un acceso cómodo a todas las herramientas de dibujo y digitalización.
Es un testimonio de la fuerza de las capacidades de creación y edición de vectores de Global Mapper que finalmente se le haya asignado al Digitalizador su menú dedicado. Los usuarios veteranos del software habrán sido testigos de la expansión y reorganización continua del menú contextual del digitalizador y, en ocasiones, pueden haber tenido dificultades para encontrar una herramienta en particular.
Afortunadamente, esos días se han ido.
El menú Digitalizador ofrece una ubicación única para acceder a todas las herramientas necesarias para trabajar con datos vectoriales. Organizada en una serie de submenús lógicos, esta extensa colección de herramientas incluye todo, desde la creación de una entidad de punto, línea y área hasta funciones avanzadas de edición de malla 3D. Si trabaja con datos vectoriales, y prácticamente todos los usuarios de Global Mapper lo hacen, este nuevo menú agilizará su flujo de trabajo
¡Global Mapper ofrece mucho más!
Global Mapper inclye muchas más herramientas de edición, renderización y análisis de datos, y admite más de 300 formatos de datos geoespaciales, lo que la convierte en la aplicación más versátil e interoperable del mercado.
Si aún no es usuario de Global Mapper, descargue una versión de prueba gratuita de 14 días para averiguar qué puede lograr con Global Mapper.
Para obtener más información, comuníquese con laurent.martin@engesat.com.br, Cel Whatsapp + 55 41 99134 0990.
________________________________________________________________
17.09.19
O Global Mapper 21 foi publicado, aqui apresentamos as informações relativas a nova versão. Você pode desde já baixar e avaliar a nova versão na seção de download.
Dia 03 de outubro de 2019 foi realizado um Webinar de apresentação do GLOBAL MAPPER 21 em inglês pela Blue Marble: Assista em seguida o replay deste Webinar.
Baixe em seguida as circulares que anunciam a publicação do Global Mapper e do Módulo LiDAR V21.0:
25.02.19
O Global Mapper v.20.1 foi publicado, aqui apresentamos as informações relativas a nova versão. Você pode desde já baixar e avaliar a nova versão na seção de download.
A Blue Marble e a ENGESAT, sua Distribuidora exclusiva para o mercado Brasileiro tem a satisfação de anunciar a publicação da versão 20.1 do Global Mapper junto com o Módulo LIDAR. Forte de um extenso leque de novas ferramentas, melhorias nas funcionalidades e performance em alta, junto com nossos formatos de arquivos suportados, esta atualização está disponível sem custos para os usuários que estão com o suporte e a manutenção de sua(s) licença(s) em dia.
O sistema de registro das licenças do Global Mapper foi alterado, veja a seguir a circular técnica de orientação.
Nos esforçamos para fazer a transição para uma nova versão do Global Mapper a mais suave possível. Nosso objetivo é assegurar que todos que queiram acessar a última versão do Global Mapper façam isto por nosso programa de Suporte e Manutenção.
Usuários que estejam em dia com o Suporte e Manutenção de sua(s) licença(s) podem receber todas as novas versões do aplicativo e tem acesso total ao serviço de suporte técnico sem custos.
Em consequência desta nova política de Suporte e Manutenção do Global Mapper, todas as novas versões do GLOBAL MAPPER, incluindo as atualizações intermediárias, (20.1, 21.1, etc.) irão requerer uma nova licença.
Participe do Grupo do Global Mapper Brasil no Whatsapp e dê sua colaboração técnica !
Clique aqui para acessar e baixar a versão 20.1
Os destaques desta nova versão 20.1 publicada em 25-02-19 incluem:
Veja na seção dedicada ao Módulo LiDAR as novidades do Módulo LiDAR 20.1.
Na compra da licença do Global Mapper e do Módulo LIDAR, o usuário tem direito a 1 ano de suporte, manutenção e todas as atualizações até 1 ano após a data da entrega.
Assista aqui o WEBINAR em português realizado com a MUNDO GEO em 21-10-16 com o tema GLOBAL MAPPER, SIG ao alcance de todos :
_____________________
Na oportunidade do lançamento do Global Mapper 18 em 27 de Setembro de 2016, o layout do aplicativo mudou bastante, a começar pelos logotipos, modelizados e harmonizados….
Esta importante atualização traz uma interface com o usuário com estilo diferente, e melhorias significantes no visualizador 3D. Uma nova versão Global Mapper pode ser instalada junto com versão anteriores no seu computador, que não serão impactadas embora configurações gerais sejam compartilhadas entre as diferentes versões. Uma vez instalada, é possível solicitar uma versão de avaliação a partir da tela de registro do aplicativo, que aparecerá na primeira execução do Global Mapper. Favor comunicar eventuais erros e sugestões para o e-mail laurent.martin@engesat.com.br. Se você preferir publicar assuntos técnicos no fórum do Global Mapper, consulte este link.
Veja a baixo como era a tela inicial da versão 17.2 e como é a versão 18.0 em diante:
Há novidades comerciais igualmente a partir da versão 18 em diante, tal como a licença flutuante única que pode ser mudada de computador sem limitações de vezes. Consulte no email laurent.martin@engesat.com.br para saber das condições comerciais.
Instituição de ensino no Brasil ?: A Blue Marble informa que a partir do dia 01 de novembro de 2019, estará expandindo o Programa de Licenças Acadêmicas Gratuitas para o Brasil. Este programa estava até então unicamente reservado aos estabelecimentos de ensino nos Estados Unidos e no Canadá. É dizer o grande privilégio que irá beneficiar os acadêmicos de geoprocessamento e tecnologias derivadas no nosso País. Como consequência direta, os centros acadêmicos de ensino superior no Brasil poderão formular uma demanda e receber mediante análise e aprovação, licenças do Global Mapper, do Módulo LIDAR e do Geographic Calculator de forma totalmente gratuita.
Distribuidor Exclusivo no Brasil
Acesse o canal GLOBAL MAPPER CLASS para usufruir de nossos tutoriais no .
Participe do Grupo do Global Mapper Brasil no Whatsapp e dê sua colaboração técnica!
Visite a página do Global Mapper no Brasil em www.globalmapper.com.br. Consulte no email laurent.martin@engesat.com.br ou Cel 041 99134 0990 e fixo 041 3224 16 17 para receber uma proposta técnica e comercial do Global Mapper sob medida para seu caso! Servimos clientes em toda a América Latina..