PEC, o que é e como aplicar? [Parte 1]

4 de novembro de 2015
Compartilhar artigo:

PEC (Padrão de Exatidão Cartográfica) do atributo geométrico

A maioria dos produtos cartográficos produzidos até o início da última década do Século XX originava-se de processos óptico-mecânico-manuais. Entre os métodos tradicionais de produção de um documento cartográfico, naquele período, pode-se citar a perfuração dos dispositivos, a orientação manual dos modelos estereoscópicos, a geração dos originais de restituição fotogramétrica em bases celulósicas de poliéster e cronaflex, a elaboração e editoração dos originais cartográficos por intermédio de técnicas de plástico-gravura e a impressão em papel da carta a ser distribuída ao usuário final. Tais métodos ocasionavam diferentes componentes de erro posicional de uma "cadeia de erros" no processo de produção de um documento cartográfico.

Com a evolução tecnológica houve mudanças significativas no processo de produção de um documento cartográfico.

Essas mudanças, por um lado, acarretaram a eliminação de várias fontes de erro inerentes à elaboração tradicional de produtos cartográficos ou mesmo a redução da magnitude de outros tipos de erros, como o caso da determinação dos pontos de campo.

Por outro lado, novas tipos de erros, ainda que em menor magnitude, passaram a existir. O Decreto nº 89.817, de 20 de Junho de 1984, estabeleceu critérios para classificação de cartas quanto à sua exatidão e à distribuição de erros ao longo das mesmas, utilizando um indicador estatístico da qualidade posicional, denominado de Padrão de Exatidão Cartográfica (PEC). Na época, o principal objetivo foi assegurar a exatidão cartográfica do produto analógico, observando as peculiaridades de cada escala de representação.

A evolução tecnológica, a disseminação do conhecimento, a popularização de equipamentos que utilizam dados e informações geoespaciais, e as demandas dos usuários indicaram a necessidade de serem estabelecidos novos padrões de qualidade para os produtos cartográficos. Para atender a estas necessidades, as Especificações Técnicas dos Produtos dos Conjuntos de Dados Geoespaciais (ET-PCDG) definiram os elementos da qualidade para cada tipo de produto.

Entre estes elementos, observando o disposto na norma ISO 19.115, encontram-se os relativos à precisão posicional, onde a precisão absoluta consta como elemento de qualidade da geometria dos dados geoespaciais. Assim o atributo geometria de um dado vetorial, quando produzido para o Sistema Cartográfico Nacional (SCN), e por consequência, para a Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (INDE), deve atender ao padrão da qualidade geométrica ou posicional.

Na tabela abaixo, você pode entender bem o que constitui cada classe do PEC e a relação estabelecida entre escala e precisão de localização [...]

Quadro 1 PEC

Fonte: Decreto Lei 89.817, 1984

[...] a equidistância das curvas de nível em função da escala do mapa [...]

Quadro 2 PEC

[...] e os valore toleráveis de erros de localização conforme a escala do mapa:

Quadro 3 PEC

Quadro 4 PEC

Quadro 5 PEC

Este artigo foi dividido em duas partes. Continue a leitura na publicação PEC, o que é e como aplicar? [Parte 2]

E ai, gostou desta publicação? Na semana que vem teremos outro post dando continuidade a este assunto. Assine nossa Newsletter e receba por e-mail todas as publicações, além de videos, materiais e promoçoes, de forma automática.

Curta e compartilhe com seus clientes e colegas de profissão!

laurent

 

 

 

 

 

 

Esta publicação foi escrita por Laurent Martin, formado em Agronomia  e com Mestrado em Sensoriamento Remoto Aplicado no Reino Unido, é responsável pela direção da EngeSat.

Compartilhar artigo:

Artigos recentes do nosso blog

4 de dezembro de 2024
Diferenças entre correção geométrica e ortoretificação...

What is the difference between georeferenced and orthorectified data? How is orthorectification completed and its accuracy tested? What are RPC files and how are they used in orthorectification?   Georeferenced Versus Orthorectified Imagery Now that we understand a bit about the sources of inaccurate data, let’s spend some time on three terms often used to […]

18 de fevereiro de 2024
GLOBAL MAPPER PRO ganha prêmio de inovação

  O GLOBAL MAPPER PRO é premiado pelas Lidar News, Lidar Magazine, and ASPRS. (Fevereiro 2024) Notícia original em https://www.geoweeknews.com/news/geo-week-2024-awards-lidar-geospatial-professional-asprs Ilustração da geoweeknews.com "Dr. Walker também apresentou um prêmio de Inovação Extraordinária em Lidar, que foi para a Blue Marble Geographics. A Blue Marble Geographics foi indicada por sua notável inovação na criação de uma nova funcionalidade […]

22 de outubro de 2023
GLOBAL MAPPER PRO 25: Novas funcionalidades!

O GLOBAL MAPPER e o GLOBAL MAPPER PRO V 25  foram publicados em 26/09/2023 com várias novas funcionalidades    A versão 25 do Global Mapper chegou! Esta nova versão do software GIS mais poderoso em que profissionais de todo o mundo confiam vem com seus menus organizados de forma mais eficiente, ferramentas adicionais para terrenos […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

desenvolvido com por Agência de Marketing Digital EngeSat © 2025