Monitoramento |
Imagens de satélites são ferramentas que facilitam em muito o trabalho de monitoramento de uma área. Se entende por monitoramento o acompanhamento da situação de uma extensão de território e de seu conteúdo durante um período de tempo, podendo ser alguns dias até vários anos. Se aplica com muito mais frequência a vegetação e ao meio ambiente que são, infelizmente, facilmente degradados e são, não raras as vezes, alvos de atividade predatória…
O monitoramento visa, conforme sua natureza, 3 níveis de informações:
– primeiro grau: detectar que mudanças ocorreram (sim, não, onde)
– segundo grau: identificar e entender quais estas mudanças (quanto, como)
– terceiro grau: medir a intensidade e extensão das evoluções ocorridas. (detalhes qualitativos e quantitativos)
Isto pode levar a combinar sensores óticos e radar se for o caso… As imagens radar, que não são sensíveis as nuvens, e podem ser usadas no período noturno tanto quanto diurno, e podem ser usadas sob quaisquer circunstâncias climáticas e em qualquer parte do planeta.
Exemplo de monitoramento da atividade de um porto com PLEIADES de 15 a 21 de Fevereiro..
(sequência das 7 datas montadas num arquivo gif animado)
Com quais satélites ?
A preferência é como os satélites que tem fisicamente alta frequência de revisita para um mesmo local, seja por conta de sua agilidade na orbita de pode realizar visadas laterais, ou porque existe na verdade uma constelação de satélites idênticos em órbita e que o conjunto pode imagear a área de interesse do cliente. Isto acontece com o TRIPLESAT (3 satélites em órbita) e o PLEIADES (2 satélites em órbita) em alta resolução, e o RAPIDEYE (5 satélites em órbita)e o SPOT 6-7 (2 satélites em órbita) em média resolução… Consulte nos para saber quais satélites serve melhor para seu caso ! São inúmeras possibilidade técnicas existentes.
Com quais cuidados ?
Para tornar possível o monitoramento de uma área, pode ser necessário tolerar ângulos de visadas obliquas pronunciadas sem as uais o satélite não seria capaz de imagear a área de interesse. Por isto pode ser necessário ortoretificar os dados adquiridos para que a geometria seja de fato comparável e as distorções geométricaslimitadas.
Em alguns casos, pode ser necessário padronizar os dados adquiridas durante o monitoramento para ter condições de comparar as imagens entres sí, ou seja ortoretificar as imagens usando um modelo numero de altimetria do local. pode ser necessário igualmente converter as imagens para radiância ou reflectância é uma solução que apela por mais processamento e mais conhecimento.
Em casos extremos, é necessário fazer o monitoramento com vários satélites difeentes, e até complementar satélites óticos com satélites radar, de modo a não perder nenhuma oportunidade de imageamento. Veja por exemplo o calendário abaixo que ilustra a combinação do PLEIADES, SPOT 6-7 e TerraSAR e PAZ
A contratação de serviços de imageamento para monitorar uma área ou uma atividade requer cuidados, pois o sistema deve possibilitar a gestão das prioridades, dos recursos a bordo do satélite ( energia, memória, conflitos de acesso) e dos prazos de verificação e de entrega dos resultados depois de realizados os imageamentos. Tem que verificar igualmente a área minima requerida e os valores cobrados…
Soluções comerciais
A AIRBUS oferece por exemplo a solução GO MONITOR com algumas características interessantes.