Meio ambiente
O desenvolvimento sustentável é o processo de transformação no qual meio-ambientea exploração de recursos, o direcionamento dos investimentos, o desenvolvimento tecnológico e as mudanças institucionais estão integrados e atendem às necessidades do presente sem comprometer as possibilidades das gerações futuras.
Pensando nisso, oferecemos serviços e informações específicas para atender projetos de planejamento, monitoramento, estudos de impacto ambiental, uso e ocupação do solo, mapeamento temático, perícias e certificações.
O geoprocessamento consegue apontar, com clareza, diversos indicadores que sinalizam qualidade da biodiversidade da região, áreas de desmatamento, erosão e poluição, permitindo assim estruturar medidas que visem proteger regiões vulneráveis à intervenção humana.
Saiba maisAgricultura
O geoprocessamento torna possível a elaboração de mapas temáticosagricultura e a quantificação de áreas de plantio, pastagem, florestas, áreas alagadas, rios, açudes, barragens, afloramentos rochosos e áreas degradadas.
O conhecimento dos aspectos geográficos é um caminho para se obter ganhos importantes de produtividade. Parâmetros físicos tais como índice de vegetação, declividade, recursos hídricos, logísticos e sanidade biológica podem ser obtidos a partir de serviços como NDVI, inventário agrícola, delimitação de talhões, análises multitemporais, mapeamento de uso e ocupação do solo, delimitação de áreas de preservação permanente e cadastro ambiental rural.
Saiba maisPlanejamento urbano
A complexidade do espaço urbano e o crescimento desordenado dasplanejamento-urbano cidades são grandes desafios para a administração pública. Isto exige um Sistema de Informações Geográficas (SIG) que possibilite o gerenciamento de um cadastro urbano, para simulações, análises e tomada de decisões. Entre as aplicações sugeridas destacamos: estudos de mobilidade, zoneamento, planta genérica de valores e análises geoespaciais.
Cada setor de uma prefeitura, quando utiliza técnicas de geoprocessamento, consegue planejar melhor suas tarefas e, consequentemente, melhorar o atendimento aos usuários. Os setores de cadastro ganham agilidade no gerenciamento dos registros imobiliários e também em transmitir informações aos cidadãos através de mapas e memoriais descritivos que podem ser rapidamente elaborados e visualizados via SIG.
O Imposto Territorial Urbano (IPTU) pode ser corrigido de forma mais equilibrada. Serviços de distribuição de água, luz e gás podem ter um melhor planejamento de manutenção e mais facilidade de acesso para reparos. A população pode verificar rotas das linhas de ônibus, horários de coleta seletiva de lixo em determinados pontos da cidade ou mesmo procurar uma escola ou posto de saúde mais próximo de sua casa.
Nesse contexto, o uso de geotecnologias e Sistemas de Informações Geográficos (SIG) tem se apresentado bastante eficaz para possibilitar aos gestores uma visão mais completa sobre os municípios e auxiliando nas tomadas de decisões.
Saiba mais
Energia
Quando aconteceu a abertura do mercado de utilities no país, as empresas energiaprestadoras de serviços públicos iniciaram investimentos pesados na modernização e aprimoramento de sua infraestrutura. E não dá para imaginar uma empresa de energia que opere de forma eficiente sem ter a sua disposição uma consistente base de dados georreferenciados.
O Brasil dispõe de diversas matrizes energéticas, entre elas a hídrica, eólica, solar e biomassa. Para promover o aproveitamento de todos esses recursos, são necessários estudos de viabilidade e potencial energético realizados a partir de parâmetros físicos obtidos em análises de bacias hidrográficas, estudos de rugosidade e potencial eólico, definição de corredores de transmissão e faixas de servidão.
Os produtos de maior destaque para este mercado são modelos digitais de elevação, curvas de nível, cenários interativos em 3D e simulação de inundação.
Saiba maisAltimetria
O mundo é 3D, e para retratá-lo, nada melhor do que manusear dados tridimensionais no Altimetriacenário de seu projeto. É possível dar este passo adicional com fidelidade e precisão técnica, e e com isto, agregar muito valor informativo ao seu trabalho. Entender melhor o que está acontecendo ou simular o que pode acontecer está ao alcance da tecnologia atualmente disponível. Os softwares usados integram o relevo, derivam dele curvas de nível, declividade, perspectivas, sobrevoos, etc… com muita agilidade.
Com recobrimento mundial e praticamente em pronta entrega, diferentes resoluções de altimetria estão disponíveis. Seja para aplicações em mineração, hidrologia, estudo de subsidências em ambiente urbano para a construção civil, telecomunicações, etc… peça-nos dados de altimetria para incrementar seu SIG, e assim criar valor agregado adicional para seu cliente final. Além de dados, oferecemos igualmente software para gerar e manusear dados altimétricos. Confira !
Saiba maisMonitoramento
O fato dos sistemas de observação da Terra serem digitais e armazenarem 100% dos dados coletados, Monitoramentodo lançamento do satélite até o fim de sua vida útil, faz com que, a qualquer momento, seja possível resgatar e usar estas informações históricas de semanas, meses ou anos atrás, para estudos retrospectivos. Assim, o fator tempo pode ser incluído no seu estudo e é factível estudar a evolução dinâmica de um fenômeno natural numa região de interesse. Isto é o que chamamos de monitoramento. E mais, com a opção de programar o imageamento de uma área de interesse, é também possível acompanhar a situação em tempo real, hoje e em datas futuras.
São infinitas possibilidades,: Você dita os seus requisitos, nos verificamos a disponibilidade de dados e preparamos uma proposta técnica e comercial.
Saiba maisConsulte no email
engesat@engesat.com.br, fixo 041 41 3224 1617 ou Cel 041 9134 0990 ou para receber uma proposta técnica e comercial sob medida para seu caso ! Servimos clientes em toda a América Latina.