Aster |
O ASTER é um dois cinco instrumentos do satélite TERRA. Construído pela Indústria e Pesquisadores Japoneses, ele é útil no estudo de geleiras, desastres naturais, mar, neve, vegetação, uso e ocupação de solos, temperaturas. Se destaca pelas bandas infravermelho próximo, infravermelho de ondas curtas e infravermelho térmico. As imagens ASTER adquiridas depois de 23-04-08 tem as bandas do SWIR saturadas pois a temperatura do sensor tem sofrido elevação.
Disponível de Dezembro de 1999
Disponível ate: Atualmente em operação.
Circular, heliosíncrona, descendente, 98.30º de Inclinação, período de 98.88 minutos e altitude de 705 km.
10 h 30 min AM.
VNIR (Bandas 1-3) 15 m, SWIR (Bandas 4-9) 30 m, TIR (Bandas 10-14) 90m.
VNIR e SWIR 8 bits, TIR 12 bits por píxel.
–
60,0 x 60,0 km.
60,0 km.
A banda 3B somente é adquirida ao nadir e oblíqua na mesma orbita para estereoscopia. Permite realizar modelo numérico de terreno de 10 m de resolução disponível para toda a Terr, veja a amostra do ASER GDEM abaixo.
Sim, ao longo da órbita, nas bandas 3 N (Nadir) e 3 B (Preto).
–
16 dias.
Sim, é possível.
Observação sobre a qualidade das imagens ASTER adquiridas depois de 23 de Abril de 2008.
As imagens ASTER adquiridas depois de 11:00 GMT de 23 de Abril de 2008 tem as bandas do SWIR saturadas pois a temperatura do sensor tem sofrido elevação. O problema não afeta as bandas do visivel e do infra vermelho térmico (VNIR e TIR). O problema afeta as imagens ASTER nas bandas SWIR ( 4-5-6-7-8-9), não nas bandas do visível , então ainda é possível trabalhar com imagens ASTER elaborando uma composição colorida classica 2 em R / 3N em G / 1 em B, sem problema de qualidade da imagem !
As imagens ASTER são vendidas por cenas completas de 60 por 60 Km do catalogo.
Consulte o artigo que apresenta os Recursos Espectrais do ASTER para Identificação de Associações Minerais e Prospecção.
Para verificar a disponibilidade de imagens na sua área de interesse, receber um dimensionamento técnico preciso e uma proposta comercial competitiva, faça contato pelo email engesat@engesat.com.br
Acesse aqui e use sempre o Ebook ENGESAT: Como escolher imagens de satélite
Veja o que é o ACOMP: Compensação Atmosférica em Imagens de Satélites
Confira igualmente nossos softwares de geoprocessamento, o caminho para a conquista de sua independência técnica e maior lucratividade !
Para entender melhor como podemos ajudar nos seus projetos, visite nosso canal .