GLOBAL MAPPER PRO 25: Novas funcionalidades! |
A versão 25 do Global Mapper chegou! Esta nova versão do software GIS mais poderoso em que profissionais de todo o mundo confiam vem com seus menus organizados de forma mais eficiente, ferramentas adicionais para terrenos e bacias hidrográficas e muito mais! Global Mapper® é um software GIS de última geração que fornece aos profissionais geoespaciais novatos e experientes uma gama abrangente de ferramentas de processamento de dados espaciais e acesso a formatos de dados incomparáveis.
A compilação mais recente e sempre atualizada do arquivo executável do aplicativo está em https://www.bluemarblegeo.com/products/global-mapper-daily-builds.php nos diferentes idiomas disponíveis. É necessário se registrar como usuário no site da Blue Marble Geographics para acessá-los.
Atualização dos Menus na interface gráfica
Uma das mudanças mais visuais na v25 é a adição de novos menus suspensos de Análise. Não se preocupe; todas as suas ferramentas favoritas ainda estão disponíveis! À medida que o conjunto de ferramentas de Análise do Global Mapper se expandiu, ficou claro que o extenso menu de Análise precisava ser delineado para melhorar a organização das ferramentas e a facilidade de acesso. O menu Análise foi dividido em quatro com base no tipo de dados usados durante o processamento: Lidar, Raster, Terreno e Vetor. Terreno concentra-se em camadas raster que requerem dados de elevação, como geração de Contorno ou Bacia Hidrográfica. Raster captura as ferramentas que podem ser aplicadas a outras camadas raster, incluindo imagens, mapas topográficos e camadas de uso/cobertura da terra.
Uma atualização adicional é o comportamento de exibição aprimorado em telas de alta resolução. O Global Mapper agora é mais capaz de aproveitar ao máximo as exibições em alta DPI. Menus e caixas de diálogo serão ajustados com mais precisão quando movidos entre monitores de diferentes resoluções e escalas.
Pesquise automaticamente o local ideal para a implantação de uma terraplanagem
Criar um plano de local nivelado é uma ferramenta popular para planejar previamente a melhor localização, elevação e terraplenagem necessária para a criação de uma superfície plana em uma camada de terreno. Uma nova opção na ferramenta, Criação de uma planta de local nivelado ideal, pode aproveitar qualquer flexibilidade no posicionamento e orientação exatos do local nivelado. O Global Mapper avalia o terreno em um local específico para encontrar o posicionamento e a orientação ideais para o local que requer a menor quantidade de terraplenagem. Uma vez calculado o local ideal, a ferramenta fornecerá medições do volume de solo a ser adicionado ou removido para criar uma superfície nivelada e uma elevação de equilíbrio. A planta do local achatada e outras ferramentas de volume otimizam os valores de corte e aterro e nivelam a paisagem em uma superfície plana usando apenas o solo no local, minimizando os custos de transporte do solo ou do aterro.
Analise o impacto dos recursos vetoriais 3D na geração de bacias hidrográficas
A ferramenta de Bacias Hidrográficas do Global Mapper realiza uma análise de bacia hidrográfica para modelar o fluxo de água através de uma camada de terreno, medindo agora igualmente a acumulação e direção do fluxo e delineando os limites da bacia hidrográfica. A versão 25 leva essa ferramenta ainda mais longe, adicionando suporte para recursos vetoriais a serem usados como obstruções ou modificações para modelar com mais precisão como objetos potenciais impactam o fluxo. Conforme mostrado na imagem abaixo, características como edifícios ou terraços podem ser usadas como obstruções para redirecionar o fluxo em torno de estruturas ou barragens modelo. Atributos 3D também podem ser levados em consideração, proporcionando a capacidade de aplicar profundidade a recursos e modelar canais, bueiros ou valas. Para ver como as feições vetoriais foram aplicadas à camada de terreno para análise, marque a caixa Salvar DEM no arquivo de grade do Global Mapper. O método anterior para incluir feições vetoriais exigia a inclusão de feições na criação da camada de terreno como linhas obrigatórias ou aplicá-las pelo funcionalidade de Pintura de Terreno. Embora esses fluxos de trabalho ainda sejam válidos, a capacidade de usar recursos vetoriais durante o cálculo significa que esses recursos podem ser rapidamente adicionados às camadas de terreno existentes, economizando tempo no processamento e na edição.
Estilo automático de feições vetoriais
O Global Mapper possui uma estratégia única a definição de estilo de camada. Quando uma camada vetorial é carregada, um tipo de feição é automaticamente atribuído a ela. Esses recursos incluem estilos de feições que determinam as configurações de simbologia para exibição de dados 2D e 3D. Muitos estilos de recursos são incorporados ao Global Mapper e podem ser encontrados no menu Configuração em Estilos. Esses tipos vêm com estilos predefinidos que podem ser editados ou um novo estilo pode ser criado com uma imagem para uma exibição exclusiva de dados.
A menos que especificado de outra forma, o estilo padrão é Recurso de Área/Ponto/Linha Desconhecido. Até recentemente, todas as camadas desconhecidas eram visualizadas usando o mesmo estilo, fossem elas importadas ou geradas a partir de ferramentas como Operações Espaciais. Para ajudar a distinguir camadas individuais, o aplicartiv agora atribui como padrão uma cor aleatória de uma paleta pré-especificada. Esta cor mudará toda vez que o arquivo for recarregado no Global Mapper. Entretanto, quando um estilo automático é aplicado a uma camada em uma área de trabalho salva, a cor permanecerá consistente quando a área de trabalho salva for fechada e reaberta. No menu Configuração, um novo botão Selecionar Paleta permite definir a lista de cores que o Global Mapper escolherá para atribuição aleatória. Você pode escolher na lista de paletas integradas ou contornar a funcionalidade limitando-a a uma cor.
Para conferir na prática todas estas novas funcionalidades do GLOBAL MAPPER V 25, solicite hoje mesmo uma licença completa gratuita sem restrições de funcionalidades de 14 dias! Para maiores detalhes técnicos e comerciais sobre o GLOBAL MAPPER , faça contato para receber nosso atendimento:
Observação: O GLOBAL MAPPER PRO V 25 opera sempre junto e adicionalmente ao GLOBAL MAPPER V 25 no mesmo idioma e tipo e licença (standalone, flutuante, em rede ou com chave usb). Ele foca no processamento de dados de drone, no processamento de nuvens de pontos de diferentes origens e dados LiDAR, bem como oferece funcionalidades adicionais avançadas de SIG.
A versão 25 do Global Mapper Pro chegou! Esta nova versão do software GIS completo vem com menus organizados de forma mais eficiente, novas ferramentas de classificação lidar e uma maneira personalizada de classificar suas nuvens de pontos por meio de uma nova ferramenta de treinamento do classificador. Uma atualização muito notável são as melhorias de Pixels to Points, incluindo o refinamento do assistente para agilizar a configuração e melhorias na velocidade de processamento de até 50% para alguns projetos. Algumas das atualizações menores incluem a capacidade de comparar resultados de krigagem para controlar dados por meio de validação cruzada e melhorias na criação de pegadas estimadas de árvores extraídas de nuvens de pontos. Algumas novas ferramentas são expansões de ferramentas populares existentes, como pintura raster e Controle de qualidade de Elevação.
Ferramenta de análise de caminho de menor custo
Abrir um novo caminho através do terreno muitas vezes requer navegar pelas estruturas existentes e áreas difíceis. Uma nova ferramenta Caminho de Menor Custo fornece um método de análise de terreno para encontrar o caminho mais curto e eficiente entre vários locais locais. Levando em conta as condições definidas pelo usuário, ele identifica a melhor rota entre características pontuais especificadas no terreno. Os usuários têm opções sobre quais pontos podem ser conectados e podem especificar parâmetros relacionados ao terreno que devem ser atendidos. Ótimo para planejamento de estradas, análise de faixa de domínio de serviços públicos entre muitas outras aplicações, o Caminho de Menor Custo é uma maneira rápida e fácil de determinar qual pode ser a melhor maneira de viajar entre diferentes pontos. Encontre-o no menu suspenso Análise de Terreno.
Reestruturação da ferramenta Point Cloud e Lidar
Os menus suspensos e as barras de ferramentas lidar foram alterados na versão 25 tanto no Standard quanto no Pro. Não tenha medo! Essas atualizações tornarão mais fácil encontrar e usar suas ferramentas favoritas do Global Mapper. O menu suspenso Análise foi dividido em três menus separados: Análise raster, Análise de terreno e Análise Lidar. Além disso, a barra de ferramentas Análise Lidar foi substituída pela ferramenta Análise de Nuvem de Pontos , conforme descrito abaixo.
Ferramenta de análise de nuvem de pontos
Anteriormente, todas as ferramentas de classificação automática estavam disponíveis individualmente em uma barra de ferramentas compartilhada. A execução de uma nuvem de pontos por meio de todas essas ferramentas exigia etapas repetitivas de definição de resolução, limites e outras configurações compartilhadas entre classificações e extração de recursos. Para agilizar esse fluxo de trabalho, todas as ferramentas de classificação automática, a ferramenta de segmentação e a ferramenta de extração de recursos foram combinadas em uma caixa de diálogo com guias: A ferramenta Análise de Nuvem de Pontos. Em vez de abrir cada ferramenta em sua própria janela para executar separadamente, aqui você pode marcar uma caixa para ativar Segmentação, Classificação ou Extração de recursos, todos baseados nas mesmas configurações. Essas ferramentas aparecerão como guias no lado direito e podem ser encaixadas em qualquer lugar da área de trabalho
As ferramentas de classificação parecem muito diferentes da versão 24.1, mas suas opções favoritas ainda estão lá.
Observe que o lado esquerdo da caixa de diálogo contém configurações comuns, como Limites e Resolução. Esta janela de diálogo esquerda fornece as configurações compartilhadas entre as ferramentas aplicáveis. Ao executar uma ferramenta, certifique-se de verificar as configurações em ambas as janelas! Além de menos configurações, agora você pode optar por executar múltiplas classificações de uma só vez, marcando diversas opções (ruído, solo, etc.). Eles serão executados em uma ordem pré-especificada com base no método.
Novos métodos de classificação de segmentação
As tradicionais opções de classificação automática disponíveis no Global Mapper Pro agora possuem dois métodos disponíveis, por grade e por segmentação. Anteriormente, apenas pontos não-solo suportavam ambos os métodos, mas agora também foi expandido para classificações de solo e ruído. O método por grade é o método de análise original, desenvolvido para lidar aéreo tradicional. Com o desenvolvimento de métodos de coleta mais avançados, a segmentação foi ampliada para aproveitar melhor as diferentes estruturas de nuvens de pontos.
Veja o documento em português que traduz o conteúdo do Manual do Global Mapper na parte de Segmentação da Nuvens de Pontos (Partição Espectral):
Ferramenta de treinamento de classificação de nuvem de pontos personalizada (beta)
A ferramenta de segmentação é extremamente útil para classificar pontos dinamicamente com base em atributos existentes. E se você pudesse treinar o Global Mapper para procurar recursos semelhantes em outras nuvens de pontos? As ferramentas de classificação automática existentes do Global Mapper cobrem as estruturas pontuais mais comumente classificadas, como terrenos, edifícios e postes. A nova ferramenta Classes Personalizadas permite definir classificações personalizadas com base em amostras de treinamento criadas pelo usuário. Agora você pode criar suas próprias classificações automáticas de nuvem de pontos para localizar objetos exclusivos em seus dados.
A segmentação encontra objetos em uma nuvem de pontos observando os atributos e a estrutura dos pontos. Por exemplo, para segmentar listras de tinta na estrada, você procuraria pontos que compõem uma superfície plana, que tenham a mesma cor, etc. Este método opera na suposição de que cada “objeto” na nuvem de pontos, cada grupo de pontos , possui uma assinatura composta por atributos e/ou estruturas que o separam de seus vizinhos.
A nova ferramenta de Coleta de Amostras Personalizadas aproveita essas assinaturas e permite treinar uma ferramenta de classificação personalizada para procurar uma assinatura específica na nuvem de pontos.
Para usar esta ferramenta, marque a caixa para ativar a Coleta de Amostras Personalizadas. As opções aparecerão no lado esquerdo. Como esta ferramenta utiliza segmentação, essas opções avançadas também podem ser usadas para personalizar ainda mais as opções de segmentação automática e geral, se desejado.
Ferramenta de Pintura de Imagem e Raster
Uma nova ferramenta Pintura Raster expande a funcionalidade da ferramenta Pintura de Terreno para rasters sem elevação, como imagens e mapas topográficos. A Pintura Raster pode ser usado para ajustar manualmente os valores de pixel em imagens RGB e baseadas em paleta, permitindo aos usuários editar seus dados ao vivo. As opções fornecidas para editar dinamicamente um raster ou imagem incluem substituição de cor, clarear/escurecer pixels e preencher cor. Esta ferramenta é muito útil para limpeza de dados, especialmente com dados de uso do solo, conforme mostrado abaixo. Use a opção de cura (ícone bandaid) para remover pixels perdidos por meio de interpolação de vizinhança. Atualize um mapa topográfico removendo um edifício que não existe mais ou limpe uma imagem de mapa base gerada a partir de dados de nuvem de pontos.
Análise de Controle de Qualidade de Elevação
A ferramenta Controle de Qualidade de Elevação, usada para ajustar nuvens de pontos a pontos de controle terrestre, é popular desde seu lançamento na versão 18.1. No entanto, limitou-se a dados de nuvens de pontos. Uma nova ferramenta Controle de Qualidade de Elevação na v25 oferece a capacidade de ajustar verticalmente camadas de elevação em grade para pontos de controle vetorial 3D. Esta ferramenta gera uma camada nova e ajustada na área de trabalho e oferece a capacidade de salvar estatísticas resumidas e uma grade intermediária.
Existem muitas fontes de dados de elevação gratuitos, mas eles podem não ter a precisão desejada. Coletar pontos de controle no solo com uma unidade GPS de alta precisão costuma ser muito mais acessível do que criar uma camada de elevação do zero. O Controle de Qualidade de Elevação oferece a capacidade de usar pontos de controle de solo de nível de levantamento para ajustar uma camada de superfície existente. Este processo expande ainda mais as ferramentas de análise de terreno do Global Mapper, oferecendo aos usuários mais maneiras de refinar seus dados.
Para conferir as novas funcionalidades do GLOBAL MAPPER e do GLOBAL MAPPER PRO V 25, solicite hoje mesmo uma licença completa gratuita sem restrições de funcionalidades de 14 dias!
Para maiores detalhes técnicos e comerciais sobre o GLOBAL MAPPER e o GLOBAL MAPPER PRO V 25 , faça contato para receber nosso atendimento: