A ENGESAT anuncia que está oferecendo no mercado brasileiro de geoinformação os produtos e serviços da BlackSky.
A constelação comercial de observação da Terra da BlackSky tem por meta colocar em órbita mais de 60 satélites de alta resolução (1 m e melhor) que possibilitem observações em diferentes horarios do dia. Cada imagem tem 30 km2 e 3 bandas no visível e uma banda pancromática. A capacidade de revisita é a mais alta existentes no mercado, e seu foco é justamente oferecer acesso rápido e repetitivo às áreas de interesse de seus usuários para monitoramento.
Não se trata de um satélite para cartografia de precisão mas sim de revisita rápida. São atualmente 14 satélites da BlackSky em órbita e novos lançamentos são regularmente previstos. O sistema se destaca por uma interface direta com o sistema de catalogo e programação dos satélites (SPECTRA) para garantir agilidade nos processos de programação, imageamento e entrega.
Recorte de imagem BlackSky de 80 cm de resolução espacial do Eixo Monumental em Brasília DF em 02/01/2023, cores naturais, imageado no final de tarde,
A particularidade do BlackSky é possibilitar vários acessos durante o dia para um mesmo local, e por conta desta característica única entre os sistemas de observação da Terra de altíssima resolução, eles é indicado para quem precisa receber informações atualizadas rapidamente sobre sua área de interesse. Citamos por exemplo, de forma não exaustiva:
- em caso de eventos tais como incendios, erupções vulcânicas, eventos climáticos extremos …
- em caso de desastres naturais de diferentes tipos para ajudar no resgate e na avaliação das áreas afetadas…
- em missões de busca e salvamento para conhecimento de local e localização de alvos e pessoas
- em caso de monitoramento pontual, contínuo ou intermitente de instalações industriais, militares, civis…
- para monitoramento frequente de obras (estradas, infraestruturas, loteamentos, condominios, …)
- para fiscalização de corte raso florestal ou conferência de realização de tratos culturais para seguro agrícola…
- para constituição de prova em caso de invasões de propriedades rurais e pedidos de indenização
- para dimensionar a quantidade de barcos num porto, de aviões num aeroporto, de carros em estacionamentos de shopping, e fazer estudos de geo-marketing e inteligência geográfica…
- para retratar eventos públicos para fins jornalísticos, para medir a quantidade de participantes de um evento artístico ao ar livre…
- para monitorar estratégicamente, discretamente, e a baixo custo e sem mobilização, a distância no mundo inteiro, e quantificar estoques de matéria prima e comodities (algodão, grãos, carvão, depósitos de refinarias, nivel de represas, situação de áreas de mineração…) em depósitos a céu aberto, estoques de mercadorias semi acabados (bobinas de metalurgia, vigas, areia, material de construção, máquinas,
- para monitorar a movimentação de equipamentos, instalações, construções temporarias ou novas em algum local seja com objetivo militar, civil, industrial, ambiental, florestal, agrícola, etc…
- …
Somente o tempo dirá a multitude de aplicações simples ou complexas que poderão ser viabilizadas pelo uso dos dados BlackSky.
Por exemplo, neste feriado de Carnaval, dia 20/02/2023, ocorreram várias quedas de barreiras nas estradas do litoral norte do estado de São Paulo. O BlackSky já foi programado no mesmo dia.
-
-
Mapa de estadas do Litoral Norte do Estado de São Paulo nas areas afetadas por queda de barreira.
-
-
Tela do sistema SPECTRA em ação para programação imediata do BlackSky para imageamento nas áreas de interesse afetadas por queda de barreiras.
Para maiores detalhes sobre os produtos e serviços do BlackSky, visite a ficha técnica do satélite em https://www.engesat.com.br/imagem-de-satelite/blacksky/ e faça contato para receber nosso atendimento:
E ai, gostou desta publicação? Na semana que vem teremos outro post. Assine nossa Newsletter e receba por e-mail todas as publicações, além de videos, materiais e promoções, de forma automática.
Deixe um comentário para acrescentar conteúdo ou para iniciarmos uma discussão sobre o tema.
Curta e compartilhe com seus clientes e colegas de profissão! Divulgue esta informação para as Universidades que frequentou ou para seus conhecidos que atuam nelas !
Esta publicação foi escrita por Laurent Martin, formado em Agronomia e com Mestrado em Sensoriamento Remoto Aplicado no Reino Unido, é responsável pela direção da EngeSat.