Módulo LiDAR v22 |
O Módulo LiDAR do Global Mapper é promovido no mercado Brasileiro pela ENGESAT, e sua Parceira Comercial, O GLOBAL MAPPER é promovido no mercado Brasileiro pela ENGESAT, e sua Parceira Comercial,a Empresa “Leonardo Aguiar Martin” é, desde maio de 2015, DISTRIBUIDORA EXCLUSIVA da BLUE MARBLE GEOGRAPHICS no Brasil. Acesse no link acima a declaração de exclusividade emitida pela ABES em favor da empresa Leonardo Aguiar Martin.
As funcionalidades de análise, realce e edição oferecidos no Módulo LiDAR do Global Mapper estão acessíveis em condições comerciais significativamente mais atraentes que aplicativos similares. O custo de ativação do Módulo LiDAR é equivalente ao custo de aquisição do Global Mapper, com opções de licenciamento com muita flexibilidade, seja em rede, flutuante, standalone, e uso empresarial ou acadêmico. Para mais detalhes e obter um orçamento faça contato por email com laurent.martin@engesat.com.br ou no cel / Whatsapp + 55 41 (0) 9 9134 0990.
As melhorias mais significativas nas recentes evoluções do conjunto de ferramentas do Módulo LIDAR são sem dúvidas a funcionalidade Pixeis para Pontos, bem como várias novas funcionalidades na última versão do aplicativo, que são aprimoramentos desta mesma ferramenta. Dentre os destaque da versão 21 do Módulo LIDAR, podemos citar:
Lembrando que o Módulo LiDAR d0 Global Mapper já vem incluído na versão padrão e no arquivo único de setup do Global Mapper, mais é ativado adicionamente usando uma licença especifica a parte. Similarmente ao Global Mapper, o Módulo LiDAR pode ser ativado como uma licença de avaliação sem restrições de funcionalidades por 14 dias para quem já tem o Global Mapper, ou para quer avaliar ambos aplicativos. Para tal finalidade, siga os procedimentos indicados na seção de download de avaliação.
—————————————
16.09.20
O Módulo LiDAR v22 foi publicado no dia 16 de setembro de 2020, aqui apresentamos as informações relativas a nova versão. Você pode desde já baixar e avaliar a nova versão na seção de download de avaliação.
Dia 14 de outubro de 2020 foi realizado um Webinar de apresentação do GLOBAL MAPPER v22 em inglês pela Blue Marble: Assista em seguida o replay deste Webinar.
—————————————
O Módulo LiDAR, uma opção adicional do Global Mapper, fornece ferramentas avançadas para o processamento de nuvens de pontos, inclusive a funcionalidade Pixels to Points®, para a criação de nuvem de pontos fotogramétricos a partir de imagens, com sobreposição entre si, capturadas por drones, classificação manual e automática de nuvem de pontos, extração de feições, bem como aplanamento hidrológico e muito mais.
A última versão do Módulo LiDAR traz várias novas ferramentas, bem como melhorias nas inúmeras ferramentas e funcionalidades existentes. Esta apresentação descreve as 5 maiores novidades do Módulo LIDAR na versão 22.
A edição de terreno fornece uma quantidade de rotinas que permite alterar interativamente os valores de elevação de uma grade altimétrica. Usando ferramentas simples, esta novidade do Módulo LiDAR pode ser usada para preencher espaços vazios que ficaram sem valores definidos na grade de altimetria, aplicar um aumento ou redução dos valores existentes dentro de uma área delimitada ou aplicar um valor de altimetria específico. Poder editar de forma dinâmica uma camada de terreno desta forma é muito útil para a gestão do espaço geográfico, limpeza ou melhoria de um conjunto de dados de elevação. Esta ferramenta funciona com todos os tipos de dados em formato de grades de elevação, incluindo Modelos de Superfície – MDS – e Modelos de Terreno – MDT -, dados batimétricos, produtos derivados de dados LiDAR, e similares.
O preenchimento de espaços vazios é usado para corrigir falhas na grade de altimetria.
A funcionalidade de suavização de terreno por média é usada para obter uma superfície mais limpa e lisa, com menos ruído.
No exemplo abaixo de alteração de altimetria, a ferramenta criou um corredor para a uma simulação de implantação de estrada. O processo de suavização criou um talude de transição com a grade de altimetria existente.
O Módulo LIDAR oferece uma variedade de ferramentas de identificação e reclassificação de pontos. O algoritmo utilizado analisa a estrutura geométrica da nuvem de pontos num contexto definido para verificar se ela atende um padrão especificado. Esta opção inclui reclassificação de pontos representando vegetação alta, linhas de transmissão, postes e edificações. Na versão 22 recém lançada, o algoritmo de identificação de edificações foi atualizado para retratar de forma mais precisa estruturas construídas, qual que seja a fonte que gerou a nuvem de pontos.
Os pontos de cor laranja foram automaticamente classificados como edificações.
Depois da etapa de classificação correta da nuvem de pontos, feições vetoriais individuais podem ser criadas automaticamente, retratando as características físicas tridimensionais das edificações identificadas. Por exemplo, feições lineares 3D podem ser geradas automaticamente conectando os pontos identificados como sendo linha de transmissão. Mas a aplicação de maior utilidade desta ferramenta de extração de feições tridimensionais talvez seja a extração de polígonos 3D representando edificações. Na versão 22, novos parâmetros e opções foram introduzidos, e o algoritmo de vetorização foi bastante aperfeiçoado para fornecer resultados mais precisos e ajustados aos limites físicos dos objetos. Superfícies planas individuais são geradas, permitindo que a estrutura específica da edificação analisada seja recriada, bem como um processo de simplificação para alcançar resultados mais nítidos e limpos, tanto nos tetos como nas paredes externas.
Feições complexas de edificações extraídas de uma nuvem de pontos em formato de polígonos 3D.
A ferramenta Pixels to Points é sem dúvida a ferramenta mais poderosa do Módulo LIDAR. Usando imagens coletadas por drones, e com recobrimento entre sí, esta ferramenta fotogramétrica analisa e identifica a posição de cada píxel de forma recorrente em diferentes imagens do conjunto de dados coletado para cria um modelo digital 3D da paisagem. A versão 22 do Módulo LiDAR introduz inúmeras melhorias nesta funcionalidade, inclusive um Relatório de Processamento, que resume com precisão a informação relevante relativa ao processamento realizado. Este relatório inclui um resumo dos dados ingeridos, o tempo de processamento, os dados resultantes, o controle de qualidade com a precisão de localização alcançada, e a visualização de cada camada de informação gerada. Este relatório é gerado em formato HTML e se abrirá automaticamente no seu navegador WEB e poderá então ser salvo em formato PDF.
A versão 22 oferece agora um relatório de processamento, uma vez a funcionalidade Pixels to Points finalizada.
As nuvens de pontos 3D, seja LIDAR ou de outras fontes, podem ser renderizadas para refletir os valores de cada um de seus atributos, tal como elevação, intensidade de retorno, classificação realizada, etc… A versão 22 traz duas novas modalidades de visualização:
Colorização por Camada de Origem — Com esta opção, uma cor única é aplicada para cada nuvem de pontos carregada a partir de uma camada distinta, de forma a poder identificar claramente a origem de cada ponto no espaço de trabalho. Uma cor especifica pode ser escolhida para cada camada, a partir do menu de visualização LiDAR.
Colorização por ângulo de escaneamento – Neste modo, a nuvem de pontos é colorizada conforme o atributo que descreve o seu ângulo de escanerização, com valores variando de -90 até +90 grais. As cores usadas podem ser moduladas usando as opções de sombreamento escolhidas para o espaço de trabalho.
Se você ainda não é usuário do Global Mapper e do Módulo LiDAR, abaixe uma licença de avaliação temporária de 14 dias para verificar o que você consegue realizar com o Global Mapper.
Para obter mais informações, faça contato por e-mail com laurent.martin@engesat.com.br, ou pelo Cel Whatsapp + 55 41 99134 0990
—————————————
Las 5 características principales de la versión 22 del Módulo LiDAR de Global Mapper
El Módulo LiDAR un complemento opcional de Global Mapper, proporciona herramientas avanzadas de procesamiento de nubes de puntos, y incluye Pixels to Points, para la creación de nubes de puntos fotogramétricas utilizando imágenes superpuestas capturadas por drones, clasificación automática y manual de nubes de puntos, así como extracción de entidades vectoriales, hidroaplanamiento y más.
La última versión del Módulo LiDAR incluye varias herramientas nuevas, así como mejoras en muchas de las características y funciones existentes. Este blog destaca las cinco nuevas características principales de la versión 22:
Pintura de terreno es un conjunto de herramientas de edición de terreno que brindan la capacidad de modificar los valores de elevación de un conjunto de datos de elevación cuadriculado de forma interactiva. Usando herramientas de dibujo simples, esta innovadora adición al Módulo Lidar se puede usar para llenar huecos en el terreno, aumentar o disminuir la elevación existente dentro de un área definida, o establecer una altura de elevación específica. La edición dinámica de una capa de terreno de esta manera es útil para la planificación del sitio, el modelado y la limpieza o mejora de los datos de elevación derivados del sensor. Esta herramienta funciona con todo tipo de conjuntos de datos de elevación en cuadrícula, incluidos DSM y DTM, conjuntos de datos batimétricos, datos de terreno derivados de LiDAR y más.
La operación “Rellenar huecos” se utiliza para rellenar las áreas de terreno que faltan.
La operación “Terreno liso – Promedio” se utiliza para crear una superficie de terreno más limpia.
En este ejemplo, la herramienta “Establecer altura del terreno” se utiliza para crear la ruta simulada de una carretera. El efecto de difuminado crea una transición inclinada hacia el terreno circundante.
El Módulo Lidar incluye una variedad de herramientas de reclasificación de puntos y de identificación automática de características. Los algoritmos subyacentes analizan la estructura geométrica de la nube de puntos en un contexto local para buscar patrones que coincidan con un formato prescrito. Las opciones específicas incluyen la reclasificación de puntos que representan árboles o vegetación alta, líneas eléctricas, postes de energía y edificios. Para el lanzamiento de la versión 22, el algoritmo para identificar edificios en una nube de puntos se ha actualizado para proporcionar un reflejo más preciso de las estructuras creadas por humanos cuando se trabaja con datos de nubes de puntos de cualquier fuente.
Los puntos naranjas se han clasificado automáticamente como puntos de construcción.
Una vez que una nube de puntos ha sido clasificada adecuadamente, se pueden crear entidades vectoriales individuales que reflejen las características tridimensionales del objeto. Por ejemplo, las entidades de línea 3D se pueden generar automáticamente conectando los puntos para aquellos puntos que se identificaron como puntos de línea eléctrica. Quizás una de las aplicaciones más útiles para esta herramienta de extracción de características es la creación de polígonos 3D que representan edificios. En la versión 22, se han agregado varias configuraciones y opciones nuevas, y el algoritmo de vectorización se ha mejorado significativamente para proporcionar contornos de construcción más precisos. Ahora se crean planos de superficie individuales, lo que permite que la estructura específica del edifício se represente con mayor precisión, y el proceso de simplificación se ha actualizado, lo que da como resultado planos de techo y paredes laterales más limpios.
Elementos de construcción complejos extraídos de una nube de puntos como polígonos 3D.
La herramienta Pixels to Points es posiblemente uno de los componentes más poderosos del Módulo Lidar. Usando imágenes simples recolectadas por drones, esta herramienta analiza fotogramétricamente e identifica patrones recurrentes de píxeles en múltiples imágenes para crear una reconstrucción 3D del entorno. La versión 22 del Módulo Lidar incluye varias mejoras en esta función, entre las que destaca un nuevo “Informe de posprocesamiento” que resume de manera concisa la información pertinente del proceso de generación de datos. Este informe incluye un resumen de los datos de entrada, el tiempo de procesamiento, los datos de salida, la evaluación de la calidad, así como una representación visual de las capas de salida individuales. El informe está en formato HTML y se abrirá automáticamente en su navegador web predeterminado desde donde se puede guardar como un archivo PDF.
Una sección del informe generado después de que se haya completado el proceso de píxeles a puntos.
Lidar 3D u otros datos de nubes de puntos se pueden renderizar para reflejar varios atributos de puntos, como elevación, intensidad de retorno y clasificación de puntos. Esta última versión presenta dos nuevos modos de dibujo lidar:
Color por capa de origen: con esta opción, se aplica un color único a cada capa de nube de puntos cargada como una forma sencilla de distinguir capas de nubes de puntos separadas en el espacio de trabajo con claridad. Se puede seleccionar un color específico para una capa en Mostrar Lidar para esa capa.
Color por ángulo de escaneo – en este modo, los puntos lidar se colorean utilizando el atributo de ángulo de escaneo, con valores que pueden oscilar entre – 90 y 90 grados. El color real de los puntos está determinado por la Opción de Sombreado elegida en el espacio de trabajo.
Si aún no es usuário de Global Mapper, descargue una versión de prueba gratuita de 14 días para averiguar lo qué puede lograr con Global Mapper. Para obtener más información, comuníquese por el e-mail laurent.martin@engesat.com.br o por Cel Whatsapp + 55 41 99134 0990.
http://www.engesat.com.br/softwares/global-mapper/
—————————————
17.09.19
O Módulo LiDAR 21 foi publicado, aqui apresentamos as informações relativas a nova versão. Você pode desde já baixar e avaliar a nova versão na seção de download de avaliação.
Dia 03 de outubro de 2019 foi realizado um Webinar de apresentação do GLOBAL MAPPER 21 em inglês pela Blue Marble: Assista em seguida o replay deste Webinar.
Baixe em seguida as circulares que anunciam a publicação do Global Mapper e do Módulo LiDAR V21.0:
Classificação de linhas de transmissão na nuvem de pontos de alta densidade, usando o Módulo LiDAR:
O Módulo LIDAR v.20.1 foi publicado em 25-02-19 e traz melhorias e novas funcionalidades com relação a v.20,0 conforme descrito abaixo.
Você pode desde já baixar e avaliar a nova versão na seção de download.
Agora com CAPACIDADE DE REALIZAR PROCESSAMENTO DE IMAGENS DE DRONE!
20-02-18
INCRA estabelece critérios para aplicação e avaliação de produtos gerados a partir de aerofotogrametria para determinação de coordenadas de vértices definidores de limites de imóveis rurais em atendimento ao parágrafo 3º do artigo 176 da Lei Nº 6.015: Está na hora de você colocar seu Drone para trabalhar, gerar imagens e processá-las com o Píxeis-para-Pontos do Módulo LiDAR !
Observação: Art. 8º Manter a restrição de aplicação de aerofotogrametria para determinação de vértices tipo “M” e permitir que seja utilizada para determinação de vértices em limites por cerca e vértices referentes a mudanças de confrontação. (Marco M: ocupado e materializado).
Novidades do Modulo LIDAR v. 20,1 lançado em 25-02-19
Existente desde a versão 15, o módulo LiDAR do Global Mapper é um aplicativo opcional e adicional que traz múltiplas ferramentas para gestão e análise de nuvem de pontos, inclusive classificação automática e extração de feições, análise de perfil e edição de pontos, extração de modelo de terreno com maior velocidade, e muito mais.
O Módulo LiDAR v.19 do Global Mapper já está disponível com a ferramenta Píxeis-para-Pontos para a criação de Nuvem de Pontos Fotogramétricos
Visualização 3D do ortomosaico sobreposto sobre com o modelo de terreno do aterro
A Blue Marble Geographics e a Engesat têm a satisfação de anunciar a publicação desde a versão 19 do Módulo LiDAR do Global Mapper. Esta ferramenta completa de processamento de nuvem de pontos traz uma nova poderosa ferramenta para a criação de nuvem de pontos 3D a partir de um conjunto de imagens com sobreposição. Perfeitamente adaptada para usuários de dados gerados por drones, a ferramenta de Píxeis-para-Pontos transforma simples imagens coletadas por drones numa representação 3D da área do projeto e fornece assim a matéria prima para extensas opções de classificação, criação de Modelos de Elevação (MDE) e capacidade de extração de feições.
O lançamento da versão 19 do Módulo LiDAR vê igualmente a introdução da tecnologia disruptiva da ferramenta de Píxeis-para-Pontos. Este novo algoritmo permite a qualquer usuário que esteja usando imagens aéreas com georeferenciamento, tais como usuários de dados de drone, de criar uma nuvem de pontos de alta densidade, similar a dados LiDAR. Usando as funcionalidade adicionais já existentes do Módulo LiDAR, esta nuvem de pontos pode então depois ser processada para reclassificar e identificar pontos de solo, edificações, vegetação, linhas de transmissão, e outras classes mais comuns. É também possível filtrar e editar estes dados da forma que desejar, pois inicialmente eram dados raster mais se tornaram pontos, ou seja estão agora em formato vetorial muito mais maleável!
Clique aqui para baixar a versão atualizada do Global Mapper com o Módulo LiDAR v20.1 ou mais recente.
A maior novidade na publicação da versão 19 do Módulo LiDAR é sem dúvidas a ferramenta de Píxeis-para-Pontos. Este poderoso utilitário atualmente disponibilizado como versão de avaliação beta, transforma imagens aéreas com sobreposição tais como as imagens geradas por drones, em nuvem de pontos de alta densidade.
Usando os princípios da fotogrametria para gerar uma nuvem de pontos
Fazendo uso de princípios de fotogrametria, nos quais as medições são derivadas das imagens processadas, a ferramenta Píxeis-para-Pontos analisa a relação entre objetos identificáveis em imagens adjacentes para extrair as coordenadas 3D dos pontos que compõe a respectiva superfície dos objetos de interesse. Como produto intermediário, a ferramenta Píxeis-para-Pontos também oferece a opção de gerar as ortofotos, e junta digitalmente as diferentes imagens que formam o conjunto de dados em estudo para formar um mosaico georeferenciado que reflete fielmente as coordenadas 3D de cada ponto da paisagem.
Como a ferramenta de Píxeis-para-Pontos funciona?
O processamento para a criação de uma nuvem de pontos se inicia com o simples carregamento das imagens na janela de diálogo da ferramenta Píxeis-para-Pontos. Para obtenção do melhor resultado, as imagens devem ter no mínimo 60% de sobreposição entre si, e é recomendado que estejam regularmente dispostas, podendo ser inclusive de tomadas de ângulos diferentes. As imagens podem ser visualizadas uma a uma e as que não são necessárias para a obtenção da nuvem de pontos podem ser removidas.
Vários parâmetros podem ser aplicados para definir a resolução do resultado final, a metodologia de análise, etc. Finalmente, pontos de controle em solo podem ser opcionalmente incluídos para ajustar o posicionamento vertical e horizontal da nuvem de pontos. Após a conclusão do processamento, a nuvem de pontos será automaticamente adicionada ao espaço de trabalho. Esta nuvem de pontos pode ser objeto de mais processamentos ou edições, anes de ser exportada para qualquer formato de nuvem de pontos, incluindo LAS ou LAZ.
O processamento usando a ferramenta Píxeis-para-Pontos consome muita memória e pode durar varias horas em função do tamanho dos dados de entrada e dos parâmetros técnicos estabelecidos para o produto final. A recomendação é que ese processamento seja realizado num computador exclusivamente dedicado com um minimo de 16GB de RAM. A ferramenta Píxeis-para-Pontos requer um sitema operacional de 64-bits.
Veja a seguir a sequencia completa de processamento de dados de drone no Módulo LiDAR:
Esta matéria foi objeto de uma publicação no BLOG da BLUE MARBLE GEOGRAPHICS. Confira aqui!
Assista abaixo ao vídeo de divulgação da ferramenta Píxeis-para-Pontos elaborado especialmente para o lançamento da versão 19 do Módulo LIDAR e publiado dia 05-12-17, usando os dados cedidos por Fabrício Pondian e que a ENGESAT encaminhou para a Blue Marble:
Uma versão resumida deste vídeo com 3 minutos está neste link.
Melhorias adicionais na versão 19 do Módulo LiDAR foram aplicadas no processo de detecção de pontos de solo, especialmente nas áreas onde existem edificações de grande altura; uma nova opção de seleção de pontos geográficos permite acelerar a análise e a renderização dos dados; suporte para escrever e ler arquivos no formato LAZ (LasZip) nos campos LAS 1.4; uma nova opção para converter uma nuvem de pontos contendo valores de RGB numa imagem; e uma ferramenta aperfeiçoada para detecção e classificação de pontos de ruído.
Usuários atuais e interessados em conhecer melhor o Global Mapper e o Módulo LIDAR v.19 e que desejam ativar uma licença de avaliação de duas semanas podem acessar e baixar a versão mais atualizada que inclui as novas funcionalidades do Módulo LiDAR neste link:
A versão de avaliação do Módulo LiDAR podem então ser ativada numa segunda etapa a partir do menu “Help/Module/Extension License Manager” no aplicativo.
A partir da nuvem de pontos gerada pelo processamento das fotos de drone, no próprio Módulo LIDAR é possível então, usando vários algoritmos e parâmetros de interpolação a critério do usuário:
Podem ser depois geradas as curvas de nível, a partir da nuvem de pontos classificada para solos e interpolada para não ter espaços vazios onde havia edificações, árvores e outras feições… Uma vista 3D pode ser igualmente gerada no visualizador 3D do Global Mapper.
___________________________________
O Novo Módulo LiDAR está disponível à partir da Versão 15 do Global Mapper! O Módulo LiDAR opera SOMENTE JUNTO E ADICIONALMENTE AO GLOBAL MAPPER E NA MESMA VERSÃO. Portanto se você não tem o GLOBAL MAPPER atualizado, a primeira providência antes de adquirir o Módulo LIDAR é atualizar sua licença do GLOBAL MAPPER, pois somente a versão atualizada do Módulo LIDAR está sendo vendida. Ou seja, não poderemos fornecer outra versão do Módulo LiDAR a não ser a versão atualizada.
Após uma extensa fase de pesquisa e desenvolvimento junto aos atuais softwares de processamento de dados LiDAR líderes no mercado, a Blue Marble Geographics anunciou em Setembro de 2013 a publicação do Módulo LiDAR do Global Mapper.
O Módulo LIDAR é uma extensão opcional do Global Mapper que fornece ferramentas adicionais especializadas de processamento de dados LiDAR, incluindo classificação automática de nuvem de pontos, extração automática e edificações, de árvores, de linhas de transmissão, de seções transversais, bem como edição de pontos, digitalização personalizada ou extração de feições lineares e de áreas em 3D, geração rápida de dados de altimetria e muito mais…
Funcionalidades adicionais do Módulo LiDAR incluem:
Feições do Módulo LIDAR na versão 18.1 publicada em 21-02-17
Assista o Webinar sobre Iportação de Dados LiDAR no GlobalMapper 18.1 realizado em 18-04-17
Acesse no nosso canala serie de Webinars sobre o Módulo LIDAR apresentados em inglês pela BLUE MARBLE em Abril e Maio de 2017 com os seguintes títulos:
Novidades do Modulo LiDAR versão 18 em Outubro de 2016
Acesse aqui informações adicionais
O módulo principal do Global Mapper na versão 18 com o qual opera o Módulo LiDAR na versão 18 se destaca pela interface gráfica que foi completamente redesenhada, com barra de ferramentas moduláveis e personalizáveis, e menus que podem ser reconfigurados e permitindo a cada usuário que deseja trabalhar com dados LiDAR que acesse rapidamente suas ferramentas prediletas necessárias para a edição e processamento da nuvem de pontos. Se o objetivo é ter um fluxo ergonómico de trabalho, então todas as ferramentas de interesse para compor uma sequência de processos, desde a importação, a edição, a conversão até a exportação, podem ser unificados numa única barra de comandos, seja ela fixa ou flutuante.
Novidades do Modulo LiDAR versão 17 em Outubro de 2015
Este novo módulo é opcional e pode ser adquirido adicionalmente à Licença Básica, para os usuários que tem interesse em novas funções avançadas que podem ser acionadas a partir da Barra de Ferramentas LiDAR.
Dados LiDAR do Museu Oscar Niemeyer (Museu do Olho) no Centro Cívico em Curitiba, coloridos hipsometricamente, (em função da altimetria do alvo). As áreas mais altas em tons de vermelho e mais baixos em tons azuis. Com o Módulo LiDAR do GLOBAL MAPPER, você pode manusear dados LiDAR com muita facilidade.
Veja em seguida as instruções para ativar este modulo, e notem que o Módulo Lidar não requer download adicional, já que ele vem integrado no download da licença básica.
Seguem algumas das funções do Módulo LiDAR, entre muitas:
Exemplo de nuvem de pontos LiDAR em area urbana de Surquillo, Peru, para fiscalização de áreas construidas
O novo Módulo LiDAR publicado à partir da versão 15 do Global Mapper potencializa as atualizações nas funcionalidades 3D na análise de perfil de rota, e inclui igualmente uma nova opção de seleção na caixa de diálogo do perfil de rota, com visualização de pontos LiDAR selecionados com um desenho de um polígono, suporte para carregar arquivos de nuvens de pontos Leica PTS e uma nova opção para conversão em batch de arquivos LiDAR LAS/LAZ para aplicação de cores a partir dos arquivos carregados.
É bom mencionar também, que todas estas funcionalidades de análise e edição LiDAR adicional disponíveis no novo Módulo LiDAR tem custo de uma fração de outros aplicativos de processamento de dados LiDAR que são muito mais caros. Na verdade, o investimento no Módulo LiDAR equivale ao valor de uma licença básica adicional do Global Mapper, e é modulado da mesma forma, em função da quantidade e tipo de licenças adicionais que o cliente for requerer.
Uma vez que o cliente tem o número de ativação ou o arquivo de licença (.lic) para o Módulo LiDAR ou Global Energy Mapper – GEM ou o Módulo OTF, ele pode ativar estas licenças através do Menu de Ajuda (Help Menu) numa licença registrada do Global Mapper.
1. Para efetuar o registro com um número de pedido, ou usar o arquivo de licença, vá ao menu “Help” e selecione a opção “Module/Extension License Manager”
2. Na janela do “Extension/Add-In Module Manager” (Gerenciador de Extensões e Módulos Adicionais) selecione a aplicação ou o modulo que está sendo licenciado, e clique na opção “Register” (seja para usar um arquivo de licença, inserir um número de pedido, ou ativar uma licença num servidor em rede). Para liberar ou emprestar uma licença, o cliente deve ter uma licença em rede para o Global Mapper e para o módulo que está sendo ativado.
Especificações3. Uma vez inserido o número do Pedido ou o arquivo de Licença carregado, clique no botão OK.
Lembramos novamente que este novo Módulo é opcional, e pode ser adquirido adicionalmente à Licença Básica, para os usuários que tem interesse em novas funções avançadas que podem ser acionadas a partir da Barra de Ferramentas LiDAR.
Permite reclassificar rapidamente pontos com diferentes tipos predeterminados, como:
Reclassificação automática de pontos com o botão “Auto-Classify Ground Points” na Barra de Ferramentas LiDAR.
Acessa as opções de filtragens de dados LiDAR à partir da janela de configurações para permitir facilmente a filtragem dos pontos LiDAR por tipo de retorno ou por classificação.
Atribui cores e visualiza pontos LiDAR como dados RGB usando o botão na Barra de Ferramentas LiDAR para colorir pontos LiDAR à partir da imagem carregada na memória sem precisar exportar.
O usuário podem igualmente aplicar cores à partir da imagem carregada quando for fazer conversão em processamento para arquivos LiDAR do tipo LAS/LAZ.
Ele também gerencia a colorização dos pontos LiDAR conforme os seguintes critérios:
Fazendo uso de sólidos algoritmos de processamento para a geração de resultados muito mais rápidos, o Módulo LiDAR permite criar de forma extremamente flexível modelos de elevação, inclusive com suavização inteligente, usando técnicas de “binning” entre outras.
O Módulo LiDAR permite o acionamento da Barra de Ferramentas diretamente no visualizador de perfil de rota, para uma gestão mais rápida, edição e re classificação de pontos. Ele oferece 2 opções de seleção de pontos no visualizador de perfil de rota: clicando e arrastando com o mouse ou então selecionando um polígono sob medida para indicar os pontos de interesse.
Instituição de ensino no Brasil ?: A Blue Marble informa que a partir do dia 01 de novembro de 2019, estará expandindo o Programa de Licenças Acadêmicas Gratuitas para o Brasil. Este programa estava até então unicamente reservado aos estabelecimentos de ensino nos Estados Unidos e no Canadá. É dizer o grande privilégio que irá beneficiar os acadêmicos de geoprocessamento e tecnologias derivadas no nosso País. Como consequência direta, os centros acadêmicos de ensino superior no Brasil poderão formular uma demanda e receber mediante análise e aprovação, licenças do Global Mapper, do Módulo LIDAR e do Geographic Calculator de forma totalmente gratuita.
Distribuidor Exclusivo no Brasil
Acesse o canal GLOBAL MAPPER CLASS para usufruir de nossos tutoriais no .
Exemplo de extração de volumetria de edificações em ambiente urbano a partir de dados LiDAR com o Módulo LIDAR